logo

REACH us

CONTACTE-NOS

O Projeto de Engenharia Logística e Gestão Marítimas (MarLEM) aborda a existência de lacunas e necessidades de ensino superior, apoiando o correto desenvolvimento das atividades marítimas com ações adequadas

Duração do projecto
1 Nov 2019 - 30 Abr 2023

ÂMBITO E ENTREGÁVEIS

A Economia Azul tem o potencial de proporcionar crescimento e emprego nos próximos anos, mas impõe-se uma oferta adequada de competências azuis. Tal como se pode observar no Inquérito Anual de Crescimento da Comissão, existe uma lacuna crescente de competências que afeta determinados sectores com grande intensidade do conhecimento, com especial relevância para:

  • O desfasamento das competências entre as necessidades do mercado de trabalho e a oferta por parte das instituições de ensino;
  • A falta de comunicação e cooperação, entre a educação e a indústria, para alinhar eficazmente a oferta com a procura.

ESTRUTURA

Em resposta ao Aviso do Programa Carreiras Azuis da Comissão Europeia que visa acelerar a implementação da Política Marítima da UE e o desenvolvimento sustentável da economia azul em toda a Europa, surge o MarLEM (Engenharia Logística e Gestão Marítimas) um projeto para desenvolver um curso de Mestrado Conjunto em Engenharia Logística e Gestão Marítimas que:

Visa colmatar as lacunas e necessidades existentes do ensino superior;

E tenciona progredir para além do estado-da-arte no domínio da Educação e Formação Marítimas.

RESULTADOS E IMPACTOS

  • Clarificação da lacuna de competências e resposta adequada;
  • Capacidade empresarial e empregabilidade;
  • Transferência e exploração do conhecimento;
  • Comunicação, pooling/partilha de conhecimento e novas sinergias entre indústrias, universidades e autoridades a nível da UE.

RELEVÂNCIA PARA A POLÍTICA DA UE

  • Redução/eliminação do fosso entre competências;
  • Potencial para ser amplamente adotado pelas Universidades Marítimas da Europa;
  • Oferta de uma melhor satisfação das necessidades da indústria e garantia de maior disponibilidade do ambiente "mundo marítimo real" para os estudantes.

Uma vez que a Europa dispõe de 70 000 km de costa e mais de 1200 portos comerciais, ao longo de 22 Estados-Membros, com crescente movimentação de carga e passageiros, o interesse no MarLEM e especificamente na replicação do Curso de Mestrado e na adaptação dos modelos da plataforma de colaboração Indústria/Universidade, bem como no Triângulo do Conhecimento Indústria/Universidade/Universidade/Autoridades, apresenta um grande potencial. Acreditamos firmemente na transnacionalidade do MarLEM e no seu potencial para ser amplamente adotado pelas Universidades Marítimas na Europa.

Master in Maritime Logistics (MML)

O Mestrado em Logística Marítima (Master in Maritime Logistics - MML) é um programa internacional inovador oferecido conjuntamente pela NOVA School of Science and Technology (NOVA SST) e pela Escola Naval de Portugal. Este programa de mestrado compreende múltiplos aspetos da logística marítima, das operações e da sua tecnologia de apoio, direito comercial, administração portuária, análise de negócios marítimos, bem como competências de liderança e gestão.

Visitar website

Atlantic knowledge triangle

A inovação na gestão do conhecimento, conceptual e de ação, também emerge com o Projeto MarLEM através do Triângulo do Conhecimento Atlântico (Atlantic Knowledge Triangle - AKT), o qual visa tornar-se uma plataforma colaborativa reconhecida que promove iniciativas e oportunidades eficazes e oportunidades para criação, exploração e divulgação de conhecimento no domínio marítimo-portuário.

Ao agregar entidades da academia, das autoridades de governação e da indústria como vértices, o AKT tem por objetivo estabelecer a melhor moldura para o desenvolvimento de competências, alinhada e centrada nas necessidades do sector marítimo-portuário no Atlântico e com posterior expansão para as outras bacias marítimas da UE. Para o efeito, promoverá, conceberá e implementará a I&I, a formação, a padronização,
a melhoria da regulamentação e outras iniciativas conexas, de forma a proporcionar competências adequadas, contribuindo assim para o reforço das capacidades marítimas da UE.

ConsÓrCIO

INSTRUMENTOS FINANCEIROS

pt-PT
©Qualiseg 2022. Todos os direitos reservados
lockenter-downcrossmenuchevron-downchevron-leftchevron-rightarrow-right