logo

REACH us

CONTACTE-NOS

Back

Kickoff Marine Pollution Control Simulator​(MPCS)

Início do projeto Simulador de Controle de Poluição Marinha (MPCS)

A Qualiseg tem o orgulho de anunciar o início do Projeto MPCS, que visa desenvolver uma ferramenta baseada em nuvem de fácil acesso por meio de diferentes plataformas (celular, tablet ou laptop), que permita a realização de treino, exercícios, avaliação e avaliação de desempenho do controlo da poluição marinha, em diferentes níveis, a saber:

  • Competência coletiva e individual
  • Níveis regional, nacional e supranacional
  • Cenários de pequena e grande escala

O MPCS é uma ferramenta inovadora considerando os seguintes aspectos:

  • Lacuna de ferramentas similares no controle da poluição marinha ou área relacionada
  • Adaptabilidade ao treino individual ou coletivo, permitindo o desenvolvimento da Competência Coletiva em ambiente virtual
  • Ferramentas de simulação virtual de última geração estão focadas no desenvolvimento de competências individuais
  • Avaliação da capacidade de resposta dos agentes perante um incidente, com base nos cenários de poluição possíveis

Apoiado em Modelos Matemáticos, Simulação de Eventos Discretos (DES) e Aprendizagem Baseada em Jogos (GBL), o MPCS adota a abordagem do jogo como uma experiência de aprendizagem para permitir que o jogador entenda o assunto dentro de um contexto do mundo real.
Esta abordagem melhora a interface e aumenta o envolvimento dos agentes. Portanto, constitui uma melhor ferramenta para aquisição de competências. Particularmente, a técnica Massive Multiplayer Gaming (MMG) permite o envolvimento simultâneo de vários participantes localizados em diferentes locais, possibilitando avaliar o desempenho da equipa que está enfrentar um cenário específico (ex. derrame de hidrocarbonetos) sem empregar meios físicos, necessários num exercício em ambiente real.

A Qualiseg é a promotora do projeto em parceria com a Universidade de Coimbra (Portugal), Instituto Profissional de Transportes e Logística do Funchal (Portugal), Direcção-Geral da Autoridade Marítima (Portugal) e Ecosistemas Virtuales y Modulares S.L (Espanha).

O Projeto MPCS é financiado através do Mecanismo de Proteção Civil da União (UCPM) da UE.

pt-PT
©Qualiseg 2022. Todos os direitos reservados
crossmenuchevron-downarrow-left