O Instituto Português da Qualidade (IPQ), em parceria com o Mecanismo Nacional Anticorrupção (MENAC), realizou com sucesso o webinar “Controlar e Prevenir a Corrupção nas Organizações” no passado dia 2 de dezembro de 2025. A iniciativa destacou-se pela relevância do tema, reconhecido como uma preocupação central na sociedade portuguesa, refletida em debates públicos e inquéritos de opinião, tendo reunido quase 1000 participantes.
Durante o evento, a corrupção foi enquadrada como um fenómeno que fragiliza a confiança nas instituições, compromete regimes democráticos e afeta sociedades livres, com impactos políticos, sociais e económicos. Foram abordadas distorções na concorrência, enfraquecimento da justiça, prejuízos aos direitos humanos e ao combate à pobreza, promovendo uma reflexão profunda sobre os riscos organizacionais.
Um dos pontos altos do evento foi a apresentação da norma NP ISO 37001:2025 «Sistemas de Gestão Anticorrupção – Requisitos e orientação para a sua utilização», que orienta o planeamento, implementação e manutenção de sistemas de gestão e controlo dos riscos de corrupção. Esta norma foi traduzida e adaptada para Portugal pela Comissão Técnica 213, a qual é secretariada pela QUALISEG.
É importante relevar que todas as organizações com mais de 50 trabalhadores devem implementar um Sistema de Gestão Anti-Corrupção (SGAC), cujo plano operacional deverá ser apresentado à entidade reguladora. Para mais informações contacte-nos; teremos todo o gosto em informar e apoiar a sua organização na implementação do SGAC e eventual certificação pela norma NP ISO 37001.