Visita HASSMAR

Na sequência do interesse manifestado pelo projeto MPCS, uma delegação do Senegal visitou, no dia 18 de outubro, as instalações da Direção de Combate à Poluição no Mar (DCPM), localizadas na Base Naval de Lisboa, no Alfeite. O objetivo da visita foi conhecer a organização e a estrutura da Direção de Combate à Poluição no Mar (DCPM) para responder a incidentes de poluição no meio marinho.

A delegação incluía o Secretário Geral da HASSMAR – Aute Autorité Chargée de la Coordination de la Sécurité Maritime, de la Sûrete Maritime et de la Protection de l’Environement Marin, Capitão Mamadou Ndjave, bem como um representante da República do Senegal, Mouhamed Mbaye, que foi recebido pelo Diretor Geral Adjunto da Autoridade Marítima e pelo 2º Comandante Geral da Polícia Marítima. Comandante da Polícia Marítima, Contra-Almirante José Vizinha Mirones, e pelo Diretor da Direção de Combate à Poluição no Mar, Capitão João Marques da Costa.

Acompanharam também a delegação senegalesa os representantes da empresa de consultoria espanhola EVM Group, Justo Palomo e Amadou Diallo, e da empresa portuguesa Qualiseg, Dr. Manuel Carrasqueira e Rui Parreira, que, tal como o DCPM, são parceiros no projeto MPCS – Marine Pollution Control Simulator.

Durante a manhã, os visitantes ficaram a conhecer a estrutura organizacional portuguesa no que respeita ao Controlo da Poluição Marinha, e a sua articulação com a estrutura europeia. Após o briefing, uma visita guiada permitiu aos convidados observar os diferentes sistemas e equipamentos empregues pela DGAM quando necessário.

Durante a tarde, foi reservado um tempo adequado para apresentar e discutir o projeto MPCS com a delegação senegalesa, o que constituiu um momento alto, uma vez que o Capitão Ndjave sublinhou claramente o interesse do Senegal no projeto MPCS, afirmando que o Senegal gostaria de ser o primeiro país em África onde o MPCS poderia ser testado e implementado.

Foi consensual entre os intervenientes na visita que foi um sucesso agarrar totalmente a delegação do Senegal ao projeto MPCS. Simultaneamente, a forma como a DGAM partilhou os conhecimentos existentes e abriu totalmente as instalações da Marinha Portuguesa estabeleceu claramente uma plataforma interessante para futuras colaborações no domínio do Controlo da Poluição Marinha.

Evento Final MPCS

O Marine Pollution Control Simulator (MPCS) é uma ferramenta cloud-based facilmente acessível através de diferentes plataformas (telemóveis, tablets ou portáteis), que permite a formação, os exercícios, a avaliação de desempenho, do controlo da poluição marinha, a vários níveis.
Este projeto, financiado no âmbito do programa da União Europeia através da Union Civil Protection Mechanism (UCPM) é composto por um consorcio de 4 parceiros nacionais e 1 parceiro espanhol.
Do consórcio fazem parte a Qualiseg – Engenharia e Gestão, lda, uma empresa portuguesa que desenvolve projetos na área de investigação e inovação. A Direção Geral da Autoridade Maritima Nacional através da Direção de Combate à Poluição do Mar, organismo público que tem como missão estabelecer os procedimentos de natureza técnica relativos à vigilância e ao combate à poluição do mar, bem como coordenar e dirigir operações de combate à poluição do mar. A Universidade de Coimbra através da Faculdade de Ciências e Tecnologia, que através das suas unidades de investigação tem tido um papel ativo na criação de conhecimento e na transferência o mesmo para a sociedade. O Instituo Profissional de Transportes e Logística da Madeira, uma escola profissional que desenvolve ao longo dos anos cursos de formação profissional na área marítima. E, o Grupo EVM, parceiro espanhol, que se dedica ao desenvolvimento de tecnologia e inovação aplicada a várias áreas.
Este projeto, com a duração de 2 anos, cujo início foi em março de 2022, chega agora ao fim e com o sentimento de missão cumprida, uma vez que o protótipo está pronto e passou nos testes realizados sendo uma ferramenta que pode ser útil para várias entidades nas mais variadas áreas de atuação.
Nesta circunstância, faremos também apresentação pública do projeto às entidades e comunidade, que acontecerá no dia 22 de fevereiro de 2024, das 10h às 12h no Auditório Vasco da Gama.
Este evento realizar-se-á em formato híbrido, pelo que os interessados podem assistir presencialmente ou através do link que será disponibilizado numa data mais próxima do evento.
As inscrições devem ser feitas até dia 19 de fevereiro através do link na imagem.
Evento Final MPCS

Cursos ISPS - Formação Inicial e Atualização

A Qualiseg tem o prazer de anunciar que está a preparar uma nova edição para os Cursos de:

- Formação Inicial ISPS para formação de Oficiais de Proteção da Instalação Portuária (OPIP) e Oficiais de Proteção dos Portos (OPP), (duração de 21h)

- Atualização ISPS para os OPIP e OPP (duração de 7 horas).

Ambos serão realizados online, das 09:00h às 12:30h, de 21 a 28 de Fevereiro 2024. Caso tenha interesse em realizar o curso, poderá inscrever-se através deste formulário:

Curso de Formação Inicial: https://forms.gle/BJe3EDM1tsnq3XXM7

Curso de Atualização https://forms.gle/kBP3fAKhgJGwJnPk7

Se tiver alguma dúvida adicional não hesite em contactar-nos através do email: support@grupoqualiseg.com

CBM-VET - Objetivos 2024

Foi no início deste mês que foi partilhado o primeiro boletim informativo relativo ao projecto CBM-VET, um dos objectivos para o ano 2024. Para este ano há ainda objectivos importantes relativos ao projecto, os mais relevantes:
- Março/Abril: participação da Qualiseg no evento que será organizado na Madeira
- Dezembro: participação da Qualiseg no evento final que será organizado em São Tomé e Príncipe
- Dezembro: publicação de um comunicado de imprensa sobre o evento (imprensa, televisão ou rádio)

Sessão de Apresentação do (MPCS)

O IPTL irá organizar no  dia 11 de maio de 23 pelas 11h30 na Sala de Simuação Empresarial no Colégio dos Jesuítas uma sessão de apresentação do Marine Pollution Control Simulator (MPCS), projeto que está a ser desenvolvido no âmbito do programa da União Europeia da Union Civil Protection Mechanism (UCPM).

Esta sessão destina-se a partilhar os objetivos do projeto e dar a conhecer o âmbito do mesmo apresentando alguns dos resultados do projeto até à data.

Para proceder à inscrição clique no link abaixo:

https://forms.office.com/e/BHvJWzEXfi

 

CBM-VET EM BREVE!

O IPTL, ao abrigo do programa ERASMUS +, obteve aprovação de financiamento para o desenvolvimento de um projeto de capacitação no domínio da educação e formação profissional em São Tomé e Príncipe. Este projeto será desenvolvido em conjunto com outras entidades nacionais e internacionais (Qualiseg, EVM, Decel, e MARAPA, sendo o IPTL o coordenador do projeto.

O CBM-VET visa apoiar a acessibilidade e capacidade de resposta das instituições de educação profissional (VET), na área marítima, em São Tomé e Príncipe, um país terceiro não associado ao programa ERASMUS +, como motor de desenvolvimento económico.

A missão deste projeto é conceber, implementar e promover uma rede de cooperação transnacional que, através do desenvolvimento de aptidões e competências para a comunidade local principalmente no sector marítimo e das pescas, e contribuir para enfrentar os desafios sociais, tecnológicos e económicos em São Tomé e Príncipe

A escolha deste país prendeu-se, com o facto, de o mesmo ter sido identificado no estudo da FAO. 2021 – Estratégia de transição da economia azul para São Tomé e Príncipe – como um país com grande potencial, mas com várias lacunas, com particular relevância nas aptidões, competências, mecanismos de garantia de qualidade, saúde e segurança, infraestruturas de aprendizagem, no domínio porto/marítimo e pescas.

Brevemente divulgaremos a página oficial do projeto.

Série "Ocean" | EuroNEWS

O Projecto MarLEM foi selecionado para integrar a série documental da Euronews intitulada "Oceano", que foi produzida em colaboração com a DG MARE da Comissão Europeia, que se centra nas carreiras azuis.

É com orgulho que divulgamos a nossa participação neste episódio tão especial (minuto 3:25).

Link do youtube: https://www.youtube.com/watch?v=qKf7msMEWKk

Link do artigo em português: https://pt.euronews.com/green/2023/04/25/da-escola-para-o-mar-as-competencias-azuis-como-resposta-a-evolucao-da-industria-maritima

Versão em inglês:
Link do youtube: https://www.youtube.com/watch?v=MU8ai0zUYKw  

Link do artigo: https://www.euronews.com/.../how-schools-and-industry-are...

   
   
   
   
   
   

NOVA EDIÇÃO CURSOS ISPS MAIO/JUNHO

Na sequência da manifestação de interesse pelos cursos ISPS que temos recebido, temos muito gosto em anunciar que estamos a preparar uma nova edição entre maio e junho 2023. Neste momento estamos a formar a turma, pelo que se têm interesse em participar poderão inscrever-se através deste link: https://forms.gle/jKHU39j8PbAKtTQB8

Estamos à vossa espera! ☺️
Em breve daremos mais notícias!

 

Evento Final MarLEM e GISAMP

No próximo dia 20 de abril irá decorrer a Cerimónia de Encerramento do Projeto MarLEM, o projeto que tinha como objetivo desenhar, estruturar e desenvolver um Mestrado nas áreas da Engenharia e Gestão da Logística, aplicado ao espaço marítimo-portuário da eu, e fomentar a comunicação e cooperação entre o ensino e a indústria, e do qual resultou o Mestrado em Logística Marítima.

Na parte da tarde irá decorrer a Cerimónia de Encerramento do Projeto GISAMP, que contará com colaborações muito interessantes.

Ambos os eventos irão decorrer no Auditório da Biblioteca da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, das 10h30 às 16h15.

Para mais informações consulte o convite e inscreva-se aqui ➡️ https://lnkd.in/ggKV4Yi4

   

 

O Projeto MarLEM será apresentado num documentário

O projecto MarLEM será apresentado num documentário produzido pela Euronews.

O Projecto MarLEM foi selecionado para integrar a série documental da Euronews intitulada "Oceano", que foi produzida em colaboração com a DG MARE da Comissão Europeia, que se centra nas carreiras azuis.
A nossa participação nesta série documental foi filmada em Lisboa no passado dia 13 de Março, num navio do Grupo Sousa, o principal parceiro do MML. Representantes de todos os promotores do Projecto MarLEM estiveram presentes e deram o seu testemunho sobre todo o trabalho que foi desenvolvido em apoio a este projecto.

Este episódio do documentário Ocean saíra muito em breve, fique atento para saber quando.