A NOVA SST e o Grupo Sousa - operador marítimo-portuário, logística e energia, o maior armador nacional de carga contentorizada, assinaram hoje um protocolo de colaboração centrado no Mestrado em Logística Marítima (MML), a iniciar em setembro deste ano.
Este protocolo permitirá a participação dos alunos em estágios nas empresas do grupo. Estabelece ainda a atribuição, pelo Grupo Sousa, de prémios monetários ao Melhor Aluno e à Melhor Aluna do primeiro semestre do Mestrado, visando o reconhecimento do mérito e da igualdade de género no setor marítimo-portuário, em linha com os ODS 4 (Educação de Qualidade) e ODS 5 (Igualdade de Género).
O protocolo foi assinado pelo Professor Fernando José Pires Santana, por parte da NOVA SST, e por Pedro Amaral Frazão, Administrador & CSO do Grupo Sousa.
Sobre o Mestrado em Logística Marítima (MML)
É o primeiro mestrado em Portugal especificamente direcionado para a temática da Logística Marítima. Este mestrado internacional inicia-se no próximo ano letivo 2022/2023, em parceria com a Escola Naval da Marinha Portuguesa. Reunindo um conjunto fundamental de conhecimentos no sector da logística, e com domínios adicionais em Engenharia e Gestão Industrial, é um curso que permitirá aos profissionais da indústria marítimo-portuária desenvolver competências relevantes nas áreas da investigação, inovação, técnicas, digitais e soft skills, incluindo pensamento crítico e predisposição proactiva.
Sobre a NOVA School of Science and Technology
A NOVA School of Science and Technology é uma das principais faculdades de Engenharia, Ciência e Tecnologia de Portugal, reconhecida pelo seu carácter inovador, imersa num ecossistema empreendedor que se caracteriza por uma forte ligação ao tecido empresarial e pela sua comunidade de startups. Fundado em 1977, na zona da Caparica, o campus é o maior do país, com cerca de 8000 alunos, 500 professores, 1090 investigadores, 1180 projectos e 200 colaboradores. O reconhecimento da sua oferta formativa traduz-se no preenchimento de 100% das vagas e reflecte-se na empregabilidade de 98% dos alunos. O perfil diferenciador da NOVA SST caracteriza-se ainda pela resposta à dinâmica e exigência da valorização da integração de soft skills na sua dimensão pedagógica, através do Perfil Curricular.
A NOVA SST acolhe 15 centros de investigação reconhecidos pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. A qualidade científica reflecte-se também na produção científica, com publicações no TOP 10 das principais revistas internacionais da especialidade, sendo o espaço de ensino português com concentração de Laboratórios CoLABs e Bolsas do European Research Council (ERC). O resultado deste desempenho é a integração do corpo docente na prestigiada rede de universidades tecnológicas CESAER e em consórcios com universidades europeias e norte-americanas, desde a CMU ao MIT. Para além dos 15 hectares construídos, a faculdade vai expandir-se para os restantes 17 hectares, uma expansão que inclui a infraestrutura científica e tecnológica Madan Parque. Os planos de expansão mostram que a FCT NOVA é uma escola orientada para o futuro, sempre com base em investigação internacional de ponta.
Mais informações aqui